É totalmente normal ter essa dúvida, existe uma certa confusão na hora de criar um site quando se fala em domínio e hospedagem. Seja ele um site do zero ou no WordPress, essas duas coisas são fundamentais para a existência dele e entender perfeitamente o seu funcionamento é o primeiro passo para a criação de um site de sucesso.
O domínio funciona como um CNPJ para um site, ou seja, ele é a tradução do IP do servidor em que a página encontra-se hospedada para um endereço escrito de fácil memorização. A contratação de um domínio é um processo simples, basta você checar a disponibilidade do nome que você deseja colocar no site registro.br.
Geralmente, os domínios são formados pelo nomedosite + .com.br ou .com, mas ultimamente alguns sites vêm adotando extensões diferentes, como: .net, .info, .tv, .ind, .blog, .org. Mas todas elas funcionam do mesmo modo, e em qualquer lugar do mundo.
Estando disponível o domínio da sua preferência, você deverá preencher um cadastro e realizar o pagamento. Após isso, você deverá configurar os valores de DNS para que o domínio funcione em seu site. Explicando rápido o papel do DNS, ele é o responsável por converter o seu domínio no endereço de IP do servidor de hospedagem em que seu site estará armazenado.
A renovação do domínio geralmente é feita anualmente, mas existem planos com um período maior de duração. Na data da renovação, se você perder o prazo o site ficará congelado por algumas semanas, assim o domínio fica desabilitado, porém, ainda poderá ser recuperado por quem o registrou. Mas se você não respeitar esse prazo, pode perder o domínio e qualquer outra pessoa pode pegá-lo.
Já a hospedagem, funciona como um espaço virtual onde são armazenados os conteúdos multimidias, arquivos CSS, scripts e o código HTML. Mesmo existindo opções gratuitas de hospedagem, é sempre bom obter um serviço pago, pois fornece um controle bem maior e disponibilidade.
Felizmente, hoje no mercado existem muitas opções de hospedagens e você consegue escolher um plano com os recursos necessários para o seu site com um ótimo preço.
Antes de você escolher a sua hospedagem, você deverá se atentar em alguns detalhes, primeiro você deverá verificar a quantidade de espaço que será necessário para a hospedagem da página. A definição do tamanho do público você pretende alcançar também é indispensável, isso permite que você avalie melhor o tamanho do tráfego que será contratado.
Não há como criar um site sem um domínio e uma hospedagem, eles trabalham juntos para que seus visitantes consigam acessar o seu site. Para você entender melhor, a hospedagem é como se fosse a sua casa, e o domínio o endereço dela, permitindo que qualquer pessoa possa encontrá-la.
Saiba também que um bom serviço de hospedagem deixa o seu site seguro, evitando invasões de hackers e é bem visto aos olhos do Google. É importante dizer que os sites que não priorizam segurança são penalizados pelo Google, evitando que eles apareçam entre os primeiros lugares nas buscas. Por isso, tenha atenção e busque planos de hospedagem onde é oferecido o certificado SSL, ele garante a segurança dos dados do site e arquivos para você e visitantes.
O suporte ao cliente também deve ser levado em consideração, pois caso dê algum problema, é imprescindível que a empresa de hospedagem seja capaz de solucionar o problema em pouco tempo para que seu site não fique fora do ar. Fique atento aos canais que a empresa possui para ajudar os clientes, seja por chat, telefone ou e-mail, quanto mais canais, mais segurança você tem para que um possível problema seja rapidamente solucionado.
Dessa forma, se você quiser ter sucesso no seu blog ou site, tenha atenção na definição dessas duas partes fundamentais. Defina com cuidado os serviços que serão contratados tanto para o domínio quanto para a hospedagem. Assim você evitará transtornos e vai garantir a confiabilidade do site.
Então, podemos dizer que a partir de hoje, você não vai mais confundir domínio com hospedagem, e além disso, vai saber contratar bem esses serviços, afinal, agora você sabe exatamente para que eles servem.